Os números do setor de construção civil são animadores e estão em franca expansão. Não há uma barreira capaz de pará-lo no horizonte.
Quando o assunto é moradia, prédios, shoppings, armazéns, escolas, supermercados ou qualquer estabelecimento para o uso público, esse mercado tem sido cada vez mais exigente e a demanda por qualidade, sustentabilidade e economia são vantagens indispensáveis na hora da escolha do tipo de estrutura.
Diante disso, entram em cena a construção pré-fabricada, a construção modular e a técnica dos pré-moldados. Para aqueles que não as conhecem, vamos detalhar suas principais características.
Concreto pré-fabricado: Muito prazer, deixe-me apresentar
Esse modelo de estrutura não é tão jovem assim. Há anos ela é utilizada em lugares como: Europa, Estados Unidos e China. São projetos produzidos em larga escala industrial e, pasmem! Não são fabricadas no mesmo local onde serão montadas (produção conhecida como off-site). É isso mesmo!
Seus materiais seguem prontos ao seu lugar de destino, o que agiliza o processo e evita desperdício de produto. Basta encaixar as peças na obra e pronto! Temos um prédio, galpão ou outra estrutura. Através do concreto protendido ou betão pré-esforçado (utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto), pode-se obter maiores vãos e pés-direitos altos.
Ah!, mas não se engane! Tanta vantagem exige também muita atenção. A produção pré fabricada obedece a rigorosos padrões de qualidade, sendo inspecionado minuciosamente, desde a sua fabricação até a montagem.
Todo o material é registrado e deve constar informações como: data, tipo de concreto e aço utilizado, além das assinaturas dos profissionais envolvidos.
Construção Modular: De onde vim e para onde eu vou
Esse é um modelo de arquitetura bem prática. As obras são produzidas em módulos. É como montar um quebra-cabeça. As partes são padronizadas e transportadas uma a uma. Assim como o concreto pré-fabricado, suas peças são feitas fora do local de montagem da propriedade. Utilizando a construção modular é possível construir moradias comuns, prédios comerciais e até hospitais.
Ela pode ser 30% mais rápida do que uma construção convencional, e no caso das casas modulares, seus custos são 30% menor do que as casas de alvenaria.
Suas peças pré moldadas são resistentes e podem ser encaixadas de diferentes formas.
Ao escolher pela construção modular, o consumidor deve se preocupar com algumas coisas. Por exemplo, a nivelação do terreno e terraplanagem e o licenciamento do imóvel (descrição das partes e das peças de cada módulo).
Essas estruturas começaram a se popularizar no Brasil devido ao seu baixo preço em comparação a construção comum. Acredita-se que esse tipo de arquitetura cresça mais de US$ 50 bilhões até 2025 no mundo.
A Suécia é o país que mais adota a construção modular (aproximadamente 84% das casas). Entretanto, países de terceiro mundo já começam a importar esse produto como solução para o problema de moradia e a questão dos custos.
Popularidade e Economia
Não tem fator que mais chame a atenção dos consumidores e empresas que barateamento de custo. Sim, as construções pré fabricadas, além de mais seguras (diminui riscos estruturais) e limpas (reduzem o acúmulo de resíduos na natureza), são mais baratas que as arquiteturas convencionais.
Com o concreto pré-fabricado agilizam as etapas do empreendimento e possibilita economizar na compra de outros materiais. Um ponto importante é a redução das despesas com mão de obra.
Sustentabilidade X Produtividade
Esses dois fatores não andam em lados opostos quando o assunto são as construções pré fabricadas. Pelo contrário, estão juntinhos e trazendo bons frutos para o mundo. As vantagens do uso da tecnologia nesse tipo de projeto possibilita uma arquitetura mais despojada e visivelmente mais agradável. A questão ambiental não fica atrás.
Ela é mais sustentável que a construção tradicional por não gerar tanto lixo residual e aproveitar, ao máximo, a matéria prima disponível. Aqui, devemos destacar que, na eventual sobra de resíduos como a água ou metal, eles podem ser reaproveitados.
Tecnologia: uma parceria de sucesso
Assim como em outros ramos da economia, a construção civil também faz uso da tecnologia nas suas obras pré fabricadas. Todos sabemos que ela proporciona agilidade e eficiência, nos pré-fabricados, ela ganha ares ainda mais elevados, como por exemplo: o uso de drones de construção, realidade aumentada, softwares e automatização dos processos.
Tudo isso proporciona um aumento na assertividade da obra, além de, adoção de estruturas mais leves e duráveis.
Manutenção é importante
Apesar de ser importante, a manutenção nas construções modulares são mais preventivas, se atendo a pintura (caso comece a descascar) ou trocando a parede se o problema for hidráulico ou elétrico.
Quando se trata da construção pré fabricada de concreto, a manutenção é semelhante as casas de alvenaria. Se houver necessidade, quebra-se a parede para encontrar o vazamento e, posteriormente, se substituem as peças.
Podemos confiar nas construções pré-fabricadas?
Claro que sim, e vamos te apresentar alguns dados que comprovam isso.
- Esse tipo de construção exige a mesma norma de qualidade que as construções convencionais;
- Agilidade no processo: devido ao fato das peças já estarem prontas quando chegam ao local de montagem da obra, seus consumidores passam ter mais confiança nos prazos de entrega;
- Menor risco financeiro: toda a obra é orçada no momento da aprovação do projeto pelo cliente, o que não possibilita surpresas desagradáveis, como aumento de custo em compras de materiais ou imprevistos;
- Ecologicamente correto: cada vez mais uma exigência do consumidor, as construções pré fabricadas não acumulam lixo residual. A maioria do material levado é utilizado em toda obra;
- Retorno financeiro antecipado: como a conclusão das obras é muito mais rápida, as empresas conseguem obter o retorno do dinheiro investido com a antecipação do funcionamento da empresa;
- Economia de energia elétrica: quando você utiliza sistemas de ventilação e iluminação natural nas construções pré fabricadas, há economia com consumo de energia e um aproveitamento maior dos recursos naturais.
- Segurança: além do código de qualidade exigido nesse modelo de construção, um diferencial importante é a redução de riscos de acidente, o que proporciona mais proteção aos seus trabalhadores.
Tipos de Construção Pré-Fabricada
Devido sua versatilidade, as construções pré fabricadas podem receber diferentes tipos de material e, isso determina sua construção. Existe até mesmo casa pré fabricada
São eles: Construção pré fabricada de madeira, com painéis de aço, de alvenaria, com container e, ainda, 3D com módulos habitáveis isotérmicos.
Os Pré-Moldados: a solução para estruturas complexas
No amplo universo das construções, não podemos deixar de citar os pré-moldados. Esses artefatos também são responsáveis pela parte estrutural nas construções industriais, comerciais e galpões.
Uma analogia que funciona bem é: ‘Sem o esqueleto da obra, o corpo desmorona’. Eles funcionam como os ossos que dão sustentação para o funcionamento da obra. Pilares, vigas, lajes, paredes e telhas. Todas montadas com máquinas.
O processo de construção com os pré-moldados passam por três etapas: a fabricação, o transporte, a montagem e instalação dos elementos.
O controle de qualidade seguem instruções bem rigorosas de funcionamento. Para garantir a precisão na modelagem da peça, o local precisa ser seguro e plano.
A construção pré-fabricada é bem popular quando se trata de projetos como: pontes, edifícios e viadutos, apesar de serem bem comuns em escolas, escritórios e estacionamentos.
As vantagens dos pré-moldados são múltiplas, mas vamos destacar o fato das peças serem produzidas sob medida, o que reduz consideravelmente o desperdício de materiais. Ah! Não podemos esquecer de ressaltar que o custo-benefício vale muito a pena.
Uma indagação que provavelmente você deve estar fazendo é sobre a diferença entre a construção pré-moldada e a pré-fabricada. Não é difícil entender. O primeiro é produzido dentro da indústria e o segundo, no próprio canteiro de obras.
Todas essas informações servem para descrever o quanto e o porquê esse modelo é a tendência no mercado da construção civil.
Quem são as empresas que dominam os pré-moldados
No Brasil existem diversas empresas atuantes nesse nicho. Com projeção de crescimento e aumento da demanda, quanto mais, melhor. A competitividade é uma fator que eleva a qualidade dos produtos e evita o aumento dos preços dos produtos e serviços.
Algumas empresas têm chamado a atenção no quesito preço/qualidade. A Protenza tem 20 anos de história e mais de 500 projetos finalizados no sul e sudeste do país, que vão desde supermercados a clínicas, fábricas e usinas. Tem sede no estado do Paraná.
Conhecendo mais sobre construções pré-fabricadas
Que tal um pouquinho de informações históricas?
- Data que em 1670, um edifício pré fabricado, foi carregado de navio da Inglaterra para os Estados Unidos;
- Já em 1849, na cidade de Nova Iorque, em torno de 500 casas pré-montadas saíram das fábricas rumo à Califórnia;
- Após a Segunda Guerra Mundial se popularizou as moradias modulares e os militares 9que retornavam da guerra) puderam comprar essas casas com baixo custo e de entrega rápida;
- Em 1969 foi construído um hotel modular de 21 andares em San Antonio, no Texas;
- Posteriormente, nos anos 80, surgem várias empresas como fornecedoras de material para as fábricas de pré fabricadas.
Os astros da Pré-fabricada
Ópera de Sydney (Austrália)
Pabellón Multiusos da Escola Gavina (Espanha)
Aeromóvel de Porto Alegre (Brasil)
McDonalds de Uckfield (Inglaterra)
E, por fim…
Como vocês puderam conferir, as construções pré-fabricadas e também as pré-moldadas vieram para ficar. São seguras, limpas, previnem desperdício e não são caras. A projeção dessa arquitetura é dominar de vez o mercado da construção civil.