O potencial e a evolução dos pré-fabricados na construção brasileira

O potencial e a evolução dos pré-fabricados na construção brasileira

A construção, em seus vários segmentos, está inserida na cultura geral dos povos: na história, economia, arquitetura, política e sociologia. Ela estabelece o nexo entre a criatividade do arquiteto e os modelos práticos onde o pensamento adquire forma, consistência e espaço. Os avanços são lentos, às vezes extemporâneos, mas invariavelmente obedecem ao influxo dos grandes movimentos econômicos e históricos, sejam coletivos envolvendo comunidades inteiras, sejam mais específicos de menor abrangência social.

Construção Civil no Brasil

A evolução se dá por etapas, como se galgasse degrau a degrau, uma escada sem fim. No Brasil e em países semelhantes, onde a economia é cheia de altos e baixos e com uma mesclagem de país subdesenvolvido com desenvolvido, a construção civil mostra nitidamente essa realidade: são utilizadas técnicas muito avançadas e ao lado técnicas bastante artesanais, mantendo muitas vezes o conservadorismo também na construção civil.

Nesse universo, é inegável que a luta de alguns setores em favor da racionalização dos processos construtivos começa a apresentar resultados auspiciosos. Consideradas as limitações de mercado e apesar da falta de uma política oficial voltada ao estímulo de pesquisas que, em contrapartida, contribui para realçar ainda mais o esforço isolado de empresários e de entidades como a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) no sentido de promover a evolução.

É em razão desse esforço que, caso se folheie hoje, retrospectivamente, o calendário de alguns anos passados, constata-se que a situação mudou muito. Impulsionados pela necessidade de industrialização da construção civil, os pré-fabricados deixaram de ser uma expectativa para se converterem em base real de uma ascensão da construção. Setor que mais uma vez, na atual fase de demanda de edificações industriais, está conseguindo dar respostas rápidas e absolutamente adequadas, no quadro de suas possibilidades à agilização do mercado proporcionada pelo plano de estabilização econômica do governo federal. Esse avanço na industrialização da construção civil consolida o consenso de que os componentes para fundações, pilares, cobertura ou fechamento lateral atendem, de modo satisfatório e eficiente, as exigências de economia, prazo e qualidade técnica. Estas eventualmente requeridas por edificações destinadas a várias funções, em especial as que contemplam amplos espaços, característica dos prédios industriais.

Na raiz desse consenso está a decorrência natural de experiências assimiladas por arquitetos, engenheiros ligados ao desenvolvimento de cálculo estrutural, de que é notável exemplo o professor Augusto Carlos Vasconcellos, que vem prestando assessoria e contribuindo para a evolução segura do sistema. E também o empenho de fabricantes que, ousadamente, vão afastando do meio do caminho os fatores impeditivos da maior difusão e aplicação de componentes.

Os avanços da construção civil no Brasil

É inegável que o sistema pré-fabricado tem avançado muito no Brasil, havendo, porém, muito terreno a recorrer. Os avanços já obtidos refletem, de certa forma, seu potencial.

A ABCIC vem se empenhando pelo maior avanço do pré-fabricado e tem comumente avaliado programas de governos estaduais que preveem o emprego da pré-fabricação na construção de obras para vários fins. No geral, entende que essa tendência não deve ser inibida. Mas acha que as empresas detentoras de técnicas e experiências, acumuladas na prática diária o trabalho desenvolvido junto a projetistas, no canteiro ou em usina, deveriam ser consultadas, pois a medida em que houvesse esse tipo de integração governo-empresas, a tecnologia experimentaria maior processo de aprimoramento e evolução. E com uma extraordinária vantagem adicional: ajudaria a consolidar cada vez mais a memória técnica, imprescindível ao desenvolvimento do setor. Hoje, nota-se que o país poderia obter ainda mais avanços na área do pré-fabricado, caso houvesse uma política dirigida para as pesquisas e para o aprimoramento das técnicas existentes.

De qualquer modo, é óbvio que ao longo do tempo e em razão do empenho e do fortalecimento de algumas empresas, foram surgindo vários processos construtivos no país. O fato, porém, é que, com a criação do Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1966, o governo adotou uma política equivocada de desestímulo à industrialização, na expectativa de incentivar o emprego maciço de mão-de-obra não qualificada em canteiro. Isso teria atrasado ainda mais o processo de industrialização, caso empresários, vislumbrando as amplas possibilidades do pré-fabricado no futuro, não entrassem numa luta, isolada, mas consequente, para mudar o quadro.

Prova evidente dos avanços referidos é a norma produzida pela Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT) que fixa as condições exigíveis, no projeto, para a execução e controle de estruturas pré-fabricadas de concreto armado ou protendido. Ela se aplica, segundo a entidade, também a estruturas mistas: aquelas construídas parcialmente de elementos pré-fabricados e moldados no local. Ao pormenorizar a finalidade do trabalho, a ABNT assinala que o objetivo imediato da norma é o uso de estruturas pré-fabricadas em edifícios. Suas prescrições podem, entretanto, ser usadas, desde que pertinentes, no projeto e execução de estruturas para fundações, obras viárias e demais elementos de utilização isolada.

Principais Benefícios de elementos pré-fabricados

Pré Fabricado na Protenza

Qualidade nas especificações, procedimentos e controles rígidos com rastreabilidade em todas as etapas do processo produtivo através de laboratório próprio.

Segurança nos projetos detalhados e planejamento eficiente, que asseguram o melhor desempenho as obras.

Velocidade com a redução do tempo de execução, em função dos processos industrializados, dos prazos cumpridos rigorosamente e da otimização do canteiro de obras.

Precisão do planejamento com cronograma de custos definidos, gerando Confiabilidade, pois há previsibilidade total no planejamento das etapas do cronograma físico e financeiro.

Versatilidade na grande variedade de alternativas estruturais e arquitetônicas, possibilitando diversos tipos de acabamentos e futuras ampliações.

Economia com a maior rapidez da obra, que simplifica a execução das etapas complementares, à redução significativa de desperdícios e baixo custo de manutenção, propiciando uma melhor relação custo / benefício e a antecipação do retorno do investimento.

Tecnologia com investimentos permanentes e inovadores no setor, a fim de suprir as demandas do mercado, respeito às normas ABNT, novos produtos, racionalização das soluções construtivas e treinamento dos profissionais.

Garantia da concretização do projeto sem imprevistos, seguindo escopo, prazos e custos pré-definidos.

Suporte Técnico de profissionais qualificados da concepção à conclusão da obra.

Respeito ao Meio Ambiente na utilização de matéria-prima e processos de baixo impacto ambiental, eliminação do desperdício de produtos, resíduos e entulho, resultando em obras mais rápidas e limpas.

Responsabilidade Social no estímulo ao desenvolvimento humano e profissional, alta produtividade, ótimas condições de medicina e segurança do trabalho e o comprometimento com o bem-estar pessoal.

Processos Tecnológicos

Projeto

A qualidade de uma obra começa por um projeto claro e eficiente. Profissionais qualificados e experientes conciliam a arquitetura e as necessidades de cada cliente a uma solução construtiva racional com especificações detalhadas que garantem o desempenho esperado.

Reunião da Equipe Protenza

Planejamento

Na Protenza a construção deixa de ser um processo artesanal, tornando-se um processo sistematizado e racional. Planejamos todas as etapas visando otimizar os recursos, minimizar riscos e garantir o cumprimento das metas de qualidade, custos e prazos pré-estabelecidos.

Produção

A automatização na produção dos elementos construtivos pré-fabricados assegura a qualidade, durabilidade e o desempenho. Dispomos de recursos na produção e na operação dos processos executivos, possibilitando especificações, procedimentos e controles rigorosos desde o recebimento da matéria-prima até a estrutura montada.

Viga pré moldada sendo fabricada

Montagem

Através do processo sistematizado desenvolvemos a montagem da obra, simplificando a implantação e a organização do canteiro. Com equipe treinada e especializada se reduz o efetivo humano e o estoque intermediário de materiais no local, realizando a obra com maior agilidade e rapidez.

Garantia

Todos os produtos pré-fabricados e serviços da Protenza são garantidos contratualmente. Além disso, o empreendedor pode confiar na experiência e na estrutura empresarial sólida e profissional de um grupo de ponta que apresenta um portfólio admirável, com mais de 500 obras já concluídas em mais de 20 anos de existência.

Rolar para cima