Assim como o corpo humano que precisa de uma estrutura que dê sustentação para a matéria, os músculos e os órgãos, as vigas desempenham funções primordiais na sustentação das obras na construção civil.
O surgimento de processos e produtos cada vez mais tecnológicos nas edificações, a preocupação com a preservação da natureza, o tempo de execução da obra e o custo para se iniciá-la são fatores determinantes no momento de definição dos materiais e sistemas construtivos que serão utilizados.
Nada mais natural que se decidir, primeiramente, pelo tipo de viga a ser instalado na construção (alta qualidade do produto). O assunto é tão vital, que se mal escolhido, pode danificar toda a estrutura erguida, propiciando o surgimento de trincas e rachaduras. O transporte realizado no trajeto entre o local de produção da viga pré-moldada e o empreendimento precisa ser realizado com muito cuidado.
Vale ressaltar que, as vigas dão suporte às paredes e lajes (transferir os esforços verticais) e, estas recebem o peso dos equipamentos e objetos no interior do prédio.
As vigas podem ser de materiais diversos e cada uma corresponde melhor a um tipo de construção. Ah! Importante destacar que as vigas aguentam grandes cargas podendo ser usadas tanto em fundações rasas como profundas.
Esse artigo vai protagonizar a viga pré-moldada, mas para seu melhor entendimento, faremos uma pequena explicação sobre os tipos mais usados no mercado. Quer saber mais sobre vigas?
Vigas: do que sou feita e para que sirvo?
As vigas se diferenciam pelo tipo de material que são constituídas e, isso determina onde cada uma pode ser melhor empregada. Dentre elas estão:
Aço – melhor empregadas em construções residenciais e urbanas;
Treliçadas – bem reforçada, tem adição de cabos ou varas. Muito usadas em pontes ferroviárias;
Madeira – para telhados, tetos e coberturas. Não são pré-moldadas;
Composta – quando há mistura de mais de um tipo;
Concreto – o mais usado na construção civil (estruturas altas) por sua resistência maior à pressão e à tração.
Segurança sem desperdício
A viga pré-moldada, assim como as lajes e as telhas pré-moldadas, ganham cada vez mais a preferência do consumidor. Pautados pela questão ambiental, as pessoas têm ‘abraçado’ a tendência em consumir produtos ecologicamente corretos.
Como estrutura fundamental no sistema construtivo, as vigas pré-moldadas apresentam vantagens em relação às outras disponíveis no comércio. Porém, devemos destacar os aspectos da segurança e sustentabilidade.
Os pré-moldados são uma ótima alternativa para o consumidor que procura praticidade, agilidade e baixo custo. Eles são fabricados a partir da colocação do concreto em um molde, dando forma padronizada à viga.
Elas têm aproximadamente trinta metros de comprimento e podem chegar até 30 toneladas (necessário o uso de guindastes para sua instalação).
Depois que o pré-moldado adquirir firmeza é transportado ao local da construção, para ser incorporado. Um ponto positivo bem relevante nesse tipo de sistema é não ter a necessidade de esperar a obra da base ser concluída para iniciar a fabricação das outras etapas do projeto.
Os pré-moldados não são tão populares aqui no Brasil, mas muito comuns em outros países.
As pessoas sempre confundem pré-moldados com pré-fabricados. Parecem a mesma coisa, mas não são.
Tirando as dúvidas
O que elas têm de diferente? Ambas são estruturas construtivas e feitas previamente fora do local de sua instalação. Assim que essas vigas chegam na construção, basta somente encaixá-las.
O que as tornam diferentes é o local de fabricação. Enquanto a viga pré-fabricada é feita em meio industrial, a viga pré-moldada é feita no canteiro de obras (fora do meio industrial).
Outra marca peculiar de cada uma é como são fabricadas. Nos sistemas construtivos pré-fabricados precisa-se de profissionais especializados na confecção da viga, realizando testes durante todo o processo. No pré-moldado a fabricação é realizada em local adequado, com controle de temperatura e umidade, sem a necessidade desses profissionais.
Uma observação: Vigas de ponte rolante têm seção retangular para fixação dos trilhos de rolamento. As pré-fabricadas são feitas de concreto armado e protendido e utilizadas em diversas finalidades.
Todo o processo de fabricação tanto da viga-pré-moldada como a pré fabricada em concreto seguem as normas da ABTN (Associação Brasileira das Normas Técnicas).
Concreto e Aço: minhas principais versões
Os pré-moldados de concreto são os mais usados independente do tipo da construção. Suas peças de concreto são moldadas e tratadas em ambiente específico, o que garante a qualidade da estrutura. Não é difícil de encontrar vigas, lajes e pilares de concreto pré-moldado no mercado. Pode-se encontrar essas estruturas até em obras residenciais.
Os pré-moldados de aço são mais incomuns. Entretanto, pesam menos o que pode beneficiar determinados projetos. Por exemplo, quando trata-se de prédios industriais, as vigas pré-moldadas de aço tornam-se mais eficazes na construção.
Confira abaixo quais são os tópicos positivos:
– Organização: o canteiro de obras fica mais limpo e organizado, pois as peças chegam prontas, o que evita o acúmulo de materiais
– Qualidade: as peças pré-moldadas têm maior controle na sua fabricação que as peças de concreto feitas no local definitivo
– Custo reduzido: por ser um produto pré-moldado, a quantidade de material utilizado pode ser calculada com antecedência. A fabricação das partes de concreto juntamente com a terraplanagem ajudam na economia financeira. Não precisa contratar muita mão de obra
– Agilidade: menor tempo para executar a obra e, portanto, entrega em prazo reduzido
– Flexibilidade: maior probabilidade de obter obras mais funcionais, além de atingirem vão de variados tamanhos
– Eficiência na obra: por serem pré-moldados fora do pátio de construção, as peças chegam prontas para o encaixe
– Alta Durabilidade: excelente desempenho estrutural. Por serem fabricados em local apropriado (não tem contato com o ambiente externo), há controle sobre as condições de umidade, vento e temperatura
– Sustentabilidade: evitam um maior desperdício de materiais e reduzem o descarte de resíduos na natureza. Como chegam prontos ao local da obra, geram menos entulhos
– Segurança: menor risco de erros na execução do projeto
Estou entre os grandes
As vigas pré-moldadas são muito eficientes em obras com alturas elevadas. Galpões comerciais e industriais, estacionamentos, edifícios, viadutos e pontes representam muito bem o casamento entre grandeza e capacidade dessas estruturas. A viga transfere o peso de uma carga concentrada para um pilar.
Uma contradição no uso da viga pré-moldada é que apesar de ser indicada em grandes obras, ela também ajuda na redução de consumo de concreto e aço. Isso ocorre porque se faz o emprego de materiais mais resistentes.
Elas ainda podem ser produzidas inteiras ou sem segmentos (aduelas). É muito comum as vigas pré-moldadas sem segmentos serem adotadas para projetos com grandes vãos, enquanto que as inteiras alcançam, no máximo, vãos de até 40m. Durante a construção, deve-se seguir a ordem laje-viga-pilar.
Onde me encontrar
No tópico acima, demos uma ‘pincelada’ nos tipos de obras que encontramos às vigas pré-moldadas. Que tal explicarmos melhor?
Construções de grandes obras
Aqui elas desempenham sua principal função de sustentação. Devido o tamanho dessas edificações, as vigas podem transferir o peso da cobertura entre as colunas.
Construções de viadutos
Aqui é exigido alta sustentação devido o peso do projeto e as vigas devem ser apoiadas em dois pilares.
Construções de estacionamentos
Aqui as vigas são usadas com objetivo de transferir a carga vertical, como por exemplo, a força dos elementos estruturais como portas e paredes.
Vale a pena apostar nos pré-moldados?
Se depois de ler sobre as vantagens e características das vigas pré-moldadas ainda não se convencer em comprá-las, lembre-se do sistema ADS. Você deve estar se perguntando, como assim ADS? Calma! ADS aqui neste artigo significa: Agilidade, durabilidade e sustentabilidade. Três fatores decisivos para que ‘bata o martelo’ quando resolver por um projeto.
Ainda quer mais? O preço das vigas pré-moldadas de concreto são menos custosas que as vigas de concreto em local definitivo. Mesmo que elas sejam mais usualmente empregadas em grandes arquiteturas, o mercado já tem conquistado alguns ‘simpatizantes’ para construírem suas casas e prédios menores.
Pontos negativos também existem
Claro que tem os contras mesmo diante de tantos prós. Vamos a elas?
- Limitação arquitetônica: pelo fato de serem peças moldadas, é maior a dificuldade de alterações.
- Investimento inicial: mesmo que o concreto pré-moldado não seja muito caro, se faz necessário ter todo o dinheiro do orçamento antes do início da obra, diferentemente do que acontece com os projetos convencionais (os gastos aparecem de acordo com cada seção do projeto).
- Pouca disponibilidade: por não ser muito popular no país, os pré-moldados ainda não se encontram em todas as regiões, o que pode aumentar bastante o custo da obra e prejudicar o orçamento.
Lado a lado
Não há dúvidas que os lançamentos de produtos atualmente seguiram a cartilha da sustentabilidade. Diferentes ramos industriais, comerciais e de varejo irão se adequar às tendências de comportamento do novo consumidor. Estamos aprendendo a atuar com mais responsabilidade e a contribuição com à conservação do meio ambiente.
Um produto será comercial mediante às ações sustentáveis de seu fabricante. Então, empresa e meio ambiente deverão caminhar lado a lado para conquistar esse novo consumidor. A área de construção tem dado passos largos nessa direção, se aliando sempre às novas tecnologias sem degradar a natureza.